domingo, 4 de janeiro de 2015

As Três Esferas da Obediência

Obediência traz recompensa. A palavra obediência nos remete a ideia de servir, respeitar, sujeitar a própria vontade a uma autoridade, atender, estar subordinado a alguém. A despeito disso é necessário entender que obedecer compreende em atender a requisitos ou abster-se de algo, porém obedecer é um princípio que eleva a qualidade do ser humano e o destaca em qualquer ambiente.
Como cristãos precisamos entender que a obediência é observada em três esferas:

1° Deus: Obedecer a Deus é a base para as demais esferas, porém é possível encontrar pessoas que não obedecem a Deus, mas carregam este princípio consigo nas demais esferas. A bíblia em si só tem poder de transformar o homem à partir do momento em que ele decide obedecer ao conteúdo nela descrito.
 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
Deuteronômio 28.1

 

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
I Samuel 15.22
2° Família: A obediência se estende ao nosso lar e talvez a expressão mais forte de que este princípio seja respeitado está no quinto mandamento que inclusive é o primeiro mandamento com promessa.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20.12

3° Autoridades: Esta deve ser observada através de dois prismas.
1-       Autoridades constituídas: A obediência a autoridades constituídas, patrões e principalmente às leis que regem a sociedade são também assistidas pela Bíblia Sagrada e o livro de Romanos no capítulo 13 é a expressão máxima deste assunto. Portanto alunos devem respeitar Professores e Diretores, civis devem respeitar Poder Militar, Judiciário, Legislativo e Executivo através de Leis que foram constituídas para trazer “ordem” a sociedade, tendo a consciência de que se tais poderes ou leis entrem em confronto com a Bíblia a mesma nos dá então a liberdade de confrontá-los. (Atos 4.19).
2-      Autoridades Eclesiásticas: Se as autoridades constituídas na sociedade devem ser devidamente respeitadas, muito mais a eclesiástica que tem sobre si a responsabilidade de zelar por nossas almas carregando a estigma de serem estabelecidas diretamente por Deus para elevo espiritual do povo.  Em Hb 13.17, está escrito: Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas, para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. A obediência não pode ser vista como bajulação e nem a bajulação pode ser visto como obediência.


Obediência traz recompensa. Quem obedece CRESCE. Obedecer é vencer. Antes de culpar alguém pelos seus insucessos, frustrações e crises pessoais, avalie suas atitudes minunciosamente e veja se você se enquadra nas esferas acima. Obedecer é honroso e somente pessoas de caráter conseguem exercer tal princípio, certa feita li que “O demônio pode se ocultar-se sob o manto da humildade, mas não pode vestir-se do manto da obediência”. O maior exemplo de obediência veio de Cristo que obedeceu em todas as esferas sendo obediente até a morte e morte de cruz (Filipenses 2.6-8), que possamos ter em nossos corações o caráter da obediência para sermos abençoados em todas as áreas da nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário